Psicologia Clínica

Que ser complexo é o ser humano! Um misto de pensamentos, sentimentos, desejos, anseios… luz e sombra… um pacote completo. Percebemos toda essa variedade de ações e reações em nosso interior, em muitos casos, contraditórias.
Mas a questão é: o que fazer com tudo isso? Como encontrar o equilíbrio? Como ser feliz? Qual o meu lugar no mundo? Qual é o sentido da minha vida?
Na jornada de nossa existência nos deparamos com vários sistemas ou caminhos que intentam dar respostas a estas questões. Todos buscando o Centro, o Âmago, o Real.
Somos, cada um de nós, um Universo Completo, mas que precisa ser descoberto, explorado e, acima de tudo, INTEGRADO.
Para isso, precisamos de uma estratégia.
Qual seria o primeiro passo para esse processo de integração interior? Lidar com nossa HUMANIDADE. Sim, conhecermo-nos como humanos que somos. Reconhecer o que há por trás de cada pensamento, cada sentimento, cada desejo, cada angústia…
A Psicoterapia nos coloca em contato com as questões humanas. Trás luz ao que foi recalcado desde os primeiros instantes da vida. Possibilita lidar com nossas neuroses, jogando luz sobre os medos, as depressões, as raivas, as negatividades, etc.
Através da Psicoterapia analisamos nossas carências, vazios, medos, problemas de autoestima, traumas, mágoas, toda sorte de limitações autoimpostas.
Quando colocamos luz sobre estas sombras interiores, elas deixam de ser sombras. A luz da consciência, construída passo a passo, nos faz perceber também o que temos de bom que não usamos, valores que ficam sem uso devido a sentimentos de menos valia, complexos de inferioridade, de castração, etc.
As técnicas psicoterapicas, propiciadas por Freud e outros que lhe seguiram, propiciam esse AUTOCONHECIMENTO que possibilita integrar luz e sombra em nosso interior.
A Psicoterapia prima pelo AMOR À VERDADE. É isso que a torna um excelente recurso para o autoconhecimento. Ela ajuda a conectar-nos conosco mesmos, libertando-nos das falsas verdades que construímos e transforma nossa percepção da vida.
Aceitar nossa própria humanidade nos traz qualidade de vida, amplia nossas perspectivas, melhora a relação que temos conosco mesmo e com o mundo.

Terapeutas do Espaço Vida Centro Terapêutico que utilizam esta terapia ou técnica:
Cristiane Richter | Ranel Azambuja