Comportamentos Compulsivos

Normalmente se imagina que os comportamentos compulsivos estão associados a álcool, cigarro e drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack), sim dependentes destas substância manifestam esse tipo de comportamento, mas a compulsão está relacionada também a outras situações.

A compulsão acontece quando temos um desejo incontrolável de fazer algo, ou seja, pode-se dizer que ela se caracteriza por uma obsessão de algo ou a repetição excessiva e desnecessária de uma ação.

Como por exemplo: fazer compras, passar horas em frente do computador, comer excessivamente, lavar ou limpar compulsivamente.

Freud, (na obra: Além do Princípio do Prazer 1918) afirmou que a dependência química, compreendida como uma COMPULSÃO, origina-se de um grande conflito psíquico das forças instintivas (ID), com as forças defensivas, de autopreservação (EGO), com a realidade (SUPEREGO) apesar das exigências e responsabilidades dessa última estrutura. Contudo, o SUPEREGO se alia, omitindo-se diante da compulsão autodestrutiva.

A pessoa que tem comportamentos compulsivos, normalmente está tentando compensar um estresse, afastar uma ameaça, eliminar a ansiedade ou mesmo para obter prazer ou satisfação.

A PSICOTERAPIA pode auxiliar o indivíduo nessa compreensão, buscando equilibrar as estruturas psíquicas. Com o objetivo de complementar o tratamento, integra-se a HOMEOPATIA, a qual é uma ciência que trata o paciente como um todo (físico e emocional) e está indicada para alivio e cura de várias doenças, sejam elas crônicas, agudas e/ou emocionais. Dentre elas está a compulsão (repetição irresistível de uma ação ou impulso).

A homeopatia e a psicoterapia juntas, podem reequilibrar as emoções, fazendo com que a compulsão seja controlada. Ambas avaliam também a raiz do problema e tratam a causa da busca desta gratificação, seja ela um trauma, abuso físico e emocional, desilusão amorosa, abandono, etc..

Por Cristiane Richter – Psicóloga & Acupunturista e Denise Rauber Hardt – Terapeuta Homeopata, ambas atendendo no Espaço Vida Centro Terapêutico.